Diretor brasileiro aplaudido na Rússia ministrará novo Curso de Interpretação no Teatro Fashion Mall
Após o imenso sucesso do espetáculo "Amor e Ódio em Sonata", o diretor ítalo-brasileiro Leonardo Talarico dará, em nova parceria com o renomado Teatro Fashion Mall, o seu CURSO de FORMAÇÃO ARTÍSTICA, voltado para o Teatro, Cinema e TV, a partir de março de 2016.
Após a excelente repercussão do seu curso em 2015, Talarico e o Teatro Fashion Mall retornam com o seu projeto ousado. Oferecer ao Rio de Janeiro um aprendizado diferenciado, alicerçado na metodologia do diretor que fez suas atrizes serem aplaudidas em cena aberta na Rússia.
Após ter sido homenageado no 1o Festival de Cinema Russo no Brasil, Talarico, que é autor, diretor e ainda responsável pela formação artística das duas atrizes em cena em "Amor e Ódio em Sonata", foi convidado de forma inédita pelo governo russo e pela própria família Tolstoi para realizar temporada em Moscou, no renomado Teatro Meyerhold, e para uma apresentação especial na própria casa do Tolstoi, em Yasnaya Polyana, para a família e 400 convidados.
Em 2015, Talarico foi o supervisor artístico e o preparador de elenco do filme “O Perfume da Memória”, do diretor Oswaldo Montenegro.
Segundo Talarico, a ideia de formatar um curso integralmente focado na formação do ator o acompanha desde a primeira temporada do espetáculo em 2012, onde atores e estudantes o procuravam após o espetáculo para auxiliá-los na sua formação.
"Nossa expectativa é continuar fazendo diferença na vida das pessoas. Mostrar o exercício profissional como ciência e não mero acaso.
Desde sua residência na Itália, ainda como advogado, nos encontros com artistas e, sobretudo, com o mestre Massimo Troisi, sua maior inspiração, Talarico vem formatando o seu próprio método, guiado pelo teatro narrativo-épico, lírico e estático.
Oswaldo Montenegro, por exemplo, o considera um artista renascentista, tendo como extraordinária virtude a excepcional leitura do ser humano.
Ser humano capaz de transformar obsessivamente a vida das pessoas. Ninguém passa incólume sobre o seu processo. Sobre as suas mãos.
Diretor que fez suas atrizes estrearem no teatro comovendo até a grande dama do teatro brasileiro Fernanda Montenegro e receber aplausos em cena aberta na Rússia.
Talarico acredita fielmente no teatro de ator.
Em 2016, Talarico tem pela frente o cinema, os espetáculos “Leo e Bia”, de Oswaldo Montenegro, Anna Karenina, Sonata a Kreutzer e muito mais.
Percorrendo inúmeras áreas profissionais, Leonardo Talarico encontra reconhecimento como autor e diretor, preparador de elenco e coach de diversos profissionais liberais, atores, empresários e apresentadores de televisão.
"Palco é lugar de ator, do lúdico e de esclarecimento. Tenho um processo obsessivo no desenvolvimento do ator. Para ele, o melhor de mim... sempre."
Conteúdo Programático
Improvisação: Estudo da presença cênica e da ação física. Abordagens estruturais da cena sob o ponto de vista do ator. Relação com o tempo e o espaço. Disponibilidade para o jogo, através da cumplicidade dos atores.
Análise do movimento: Consciência corporal. Postura, alinhamento, alongamento e flexibilidade. Contato e interação corporal com elementos lúdicos. Constituição da presença cênica pelo estudo das oposições, do desequilíbrio e do uso diferenciado da coluna vertebral. Construção e análise de repertório de movimentos e ações. Estudo das energias corporais.
Dramaturgia: Estudo de diferentes textos. Aprofundamento da percepção e olhar crítico para com a linguagem e a estética dos textos e suas personagens. Leitura dramatizada, encenação e gravação.
Técnica vocal: Conhecimento do aparelho vocal e exercícios de articulação, ressonância, projeção e extensão.
Teatro Épico: Horizontalização com a plateia.
História do teatro: Um apanhado da história do teatro no mundo com leituras e debates.
Teoria do trabalho do ator: Estudo sobre as pesquisas referente aos processos de criação do ator visto por diferentes teóricos.
Montagem: Cenas e gravações ao longo do curso onde o aluno irá colocar em prática todo o conhecimento construído ao longo das aulas.
Objetivos específicos:
a) Identificar a tela branca e os agentes limitadores.
b) Gerar mecanismos para um novo atuar.
c) Estabelecer novo corpo e um atuar artístico.
d) Por dinâmicas, gerar disponibilidade e flexibilidade.
e) Desenvolver oficinas reflexivas (saber-fazer prático ou processual).
f) Refletir sobre aplicabilidade e transposição dos ensinamentos.
g) Por dinâmicas, possibilitar a formatação de unidade e solidariedade.
h) Questionar as crenças distorcidas e pensamentos automáticos.
i) Despertar o lúdico e o tempo da travessia.
j) Proporcionar interação, desinibição e improviso.
k) Prepará-lo à criação artística.
l) Estimular o pensamento crítico e cultural.
Atuação prática do trabalho a ser realizado:
a) Dinâmicas dramáticas.
b) Reflexões e debates individuais e em grupo.
c) Exercícios minimalistas.
d) Utilização de Técnicas Teatrais de Interpretação.
e) Disponibilidade.
f) Técnicas de improviso e reflexão emocional.
g) Apresentação de cenas sensoriais e gravação com atores.
h) Leitura artística.